O Óleo Do Meu Carro

O Óleo Do Meu Carro

Por: Rogério Faustino 

rogerio12fausto@gmail.com 

 

O óleo é um item de fundamental importância para os automóveis já que é responsável pela lubrificação das partes internas do motor, garantindo o menor atrito possível entre essas partes. Deve-se, portanto, fazer a trocar regular dos óleos como forma de manutenção preventiva. 

Para descobrir qual é o óleo indicado para o motor do seu automóvel é só abrir o manual do proprietário. Nele, o fabricante especifica qual é o tipo de óleo a ser usado. Algumas montadoras chegam a sugerir qual a marca deve ser usada. 

Agora se  você não tem mais o manual, por algum motivo já perdeu ou danificou, fique atento para conhecer mais sobre que tipo de óleo deve ser usado em seu carro. 

Vamos primeiramente entender o que é o óleo, o que é viscosidade do óleo, quais os tipos de óleo que existem. 


Tipos de óleos que existem para o motor de carro: 


·  Óleo Mineral 

·  Óleo Sintético 

·  Óleo Semissintético 


·  Óleo Mineral 


O que é: 

Este é o lubrificante mais comum utilizado no mercado. É obtido por meio da transformação natural de alguns componentes do petróleo. É um óleo com menos viscosidade e com menos tolerância a altas temperaturas. 

Como funciona: 

Funciona bem em praticamente todos os carros nacionais do nosso mercado. Tem preço mais acessível e menor durabilidade.  

Quando trocar: 

Deve ser trocado a cada 5 mil quilômetros. 

 

·  Óleo Sintético


O que é: 

O óleo sintético é obtido em laboratório, por meio de reações químicas.  

Como funciona: 

É mais puro e funciona bem em qualquer temperatura e condição. Como costuma ter uma durabilidade maior, é mais indicado para quem roda muitos quilômetros por dia. 

Quando trocar: 

O óleo sintético deve ser trocado a cada 18 a 20 mil quilômetros. 

 

·  Óleo Semissintético 


O que é: 

É obtido por meio da mistura entre a base sintética e a mineral. Reúne, portanto, características dos dois tipos de lubrificantes citados anteriormente. Trata-se de um óleo recomendado para motores que trabalham em altas rotações, mas também pode ser usado em motores menores. 

Como funciona: 

Sua principal característica é o fato de se prender às partes metálicas do motor enquanto este está desligado. Isso garante menor atrito no momento da primeira partida do dia, quando é mais importante a presença do óleo. 

Quando trocar: 

A recomendação é que a troca seja feita por volta dos 8 mil quilômetros. 

 

Entendendo a descrição dos óleos. 


O que é viscosidade? 

A viscosidade está relacionada à dificuldade com que o óleo poderá escorrer.  

Quanto maior viscosidade, maior será a dificuldade do óleo escoar, esta propriedade varia proporcionalmente à sua temperatura, quanto mais quente menor é a viscosidade. 

 

Classificação da viscosidade: 

A Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE – Society of Automotive Engineering) os classifica a viscosidade de duas maneiras: 

 

·  VERÃO (ou Summer do inglês): Sua viscosidade é medida para elevadas temperaturas (SAE 20, SAE 30, SAE 40, SAE 50 e SAE 60). 

·  INVERNO (do inglês Winter) – Sua viscosidade é medida para baixas temperaturas (SAE 0W, SAE 5W, SAE 10W, SAE 15W, SAE 20W e SAE 25W). 

 

O que são esses números? 

Mas o que significam os números com um “W” no meio entre as embalagens de motor? Esses números fazem parte da classificação da Society of Automotive Engineers (SAE) que faz referência a viscosidade dos óleos a 100°C.  

Cada um dos números representa um escala:  

Baixa temperatura, número antes do “W”. 

Alta temperatura, número que está localizada depois do “W”.  

A letras “W” como já se viu vem da palavra inglesa Winter, que em português significa inverno. 

Veja um exemplo: 

SAE 10W30 – Nível de viscosidade “10” para baixas temperaturas e “30” para altas temperaturas. 

A importância da numeração: 

Essa numeração é importante pois ela vai indicar o óleo ideal para o seu carro ou, se caso, você não encontre o óleo recomendado para seu uso lhe indicará qual o melhor para substituição, pois quanto maior o número, maior a viscosidade do óleo para lidar com altas temperaturas e vice-versa.  

Veja um exemplo: 

Se seu carro requer um óleo 15W40, e você não encontra no posto de gasolina, você sempre pode optar por um óleo cujo o número anterior seja menor que 15 e o posterior seja maior que 40.  

Porque fazer isso? Fazendo isso, você garante que o óleo vai suportar baixas temperaturas sem solidificar-se ou prejudicar a bombealidade. 

Geralmente no manual do proprietário, é mencionada a viscosidade SAE e o tipo de serviço, ou seja, para qual tipo de motor, se álcool ou gasolina e ou a diesel, na qual pode vir em uma dessas duas classificações: S ou C. 

S: É da palavra spark, que significa faísca em inglês. Corresponde então ao tipo de lubrificante que se usa em motores a álcool ou gasolina. 

C: É da palavra Compression, que significa compressão em inglês. É usado então aos motores diesel. 


Confira esses videos:


https://youtu.be/J5eV5dDr-dM 

https://youtu.be/AiOh2e8tFfE 


Os maiores fabricantes de óleo:


1.          Lubrax 

Lubrax Automotivo

Lubrax Motocicletas

Lubrax Caminhões e SUVs

Lubrax Agri e Off Road


2.          Castrol 

Para Carros

Para Motos


3.          Shell 

Para Carros

Para Motos

Para Caminhões e Veículos Pesados


4.          Petrobras 

5.          Esso/Mobil 

Para Carros

Para Motos

Para Caminhões


6.          Ipiranga 

Para Carros

Para Motos

Caminhões e Utilitário

Tabelas:

Linha Leve

Linha Diesel

Linha Moto

7.          Texaco/Havoline 

Para Carros

Para Motos

Para Caminhões


8.          ELF 

Para Carros

Para Motos

Para Pick;Ups e Vans

Para Caminhões










  

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