O Óleo Do Meu Carro
O Óleo Do Meu Carro
Por: Rogério
Faustino
rogerio12fausto@gmail.com
O
óleo é um item de fundamental importância para os automóveis já que é responsável
pela lubrificação das partes internas do motor, garantindo o menor atrito
possível entre essas partes. Deve-se, portanto, fazer a trocar regular dos
óleos como forma de manutenção preventiva.
Para
descobrir qual é o óleo indicado para o motor do seu automóvel é só abrir o
manual do proprietário. Nele, o fabricante especifica qual é o tipo de óleo a
ser usado. Algumas montadoras chegam a sugerir qual a marca deve ser usada.
Agora
se você não tem mais o manual, por algum motivo já perdeu ou danificou,
fique atento para conhecer mais sobre que tipo de óleo deve ser usado em seu
carro.
Vamos
primeiramente entender o que é o óleo, o que é viscosidade do óleo, quais os
tipos de óleo que existem.
Tipos
de óleos que existem para o motor de carro:
·
Óleo Mineral
· Óleo Sintético
· Óleo Semissintético
· Óleo
Mineral
O que é:
Este
é o lubrificante mais comum utilizado no mercado. É obtido por meio da
transformação natural de alguns componentes do petróleo. É um óleo com menos
viscosidade e com menos tolerância a altas temperaturas.
Como funciona:
Funciona
bem em praticamente todos os carros nacionais do nosso mercado. Tem preço mais
acessível e menor durabilidade.
Quando trocar:
Deve
ser trocado a cada 5 mil quilômetros.
· Óleo Sintético
O que é:
O
óleo sintético é obtido em laboratório, por meio de reações químicas.
Como funciona:
É
mais puro e funciona bem em qualquer temperatura e condição. Como costuma ter
uma durabilidade maior, é mais indicado para quem roda muitos quilômetros por
dia.
Quando trocar:
O
óleo sintético deve ser trocado a cada 18 a 20 mil quilômetros.
· Óleo Semissintético
O que é:
É
obtido por meio da mistura entre a base sintética e a mineral. Reúne, portanto,
características dos dois tipos de lubrificantes citados anteriormente. Trata-se
de um óleo recomendado para motores que trabalham em altas rotações, mas também
pode ser usado em motores menores.
Como funciona:
Sua
principal característica é o fato de se prender às partes metálicas do motor
enquanto este está desligado. Isso garante menor atrito no momento da primeira
partida do dia, quando é mais importante a presença do óleo.
Quando trocar:
A
recomendação é que a troca seja feita por volta dos 8 mil quilômetros.
Entendendo a descrição dos óleos.
O que é
viscosidade?
A viscosidade está
relacionada à dificuldade com que o óleo poderá escorrer.
Quanto
maior viscosidade, maior será a dificuldade do óleo escoar, esta propriedade
varia proporcionalmente à sua temperatura, quanto mais quente menor é a
viscosidade.
Classificação da viscosidade:
A
Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE – Society of Automotive Engineering)
os classifica a viscosidade de duas maneiras:
· VERÃO (ou Summer do inglês): Sua
viscosidade é medida para elevadas temperaturas (SAE 20, SAE 30, SAE 40, SAE 50
e SAE 60).
· INVERNO (do inglês Winter) – Sua
viscosidade é medida para baixas temperaturas (SAE 0W, SAE 5W, SAE 10W, SAE
15W, SAE 20W e SAE 25W).
O que são
esses números?
Mas o que
significam os números com um “W” no meio entre as embalagens de motor? Esses
números fazem parte da classificação da Society of Automotive Engineers (SAE)
que faz referência a viscosidade dos óleos a 100°C.
Cada
um dos números representa um escala:
Baixa
temperatura, número antes do “W”.
Alta
temperatura, número que está localizada depois do “W”.
A
letras “W” como já se viu vem da palavra inglesa Winter, que em português
significa inverno.
Veja
um exemplo:
SAE
10W30 – Nível de viscosidade “10” para baixas temperaturas e “30” para altas
temperaturas.
A
importância da numeração:
Essa
numeração é importante pois ela vai indicar o óleo ideal para o seu carro ou,
se caso, você não encontre o óleo recomendado para seu uso lhe indicará qual o
melhor para substituição, pois quanto maior o número, maior a viscosidade do
óleo para lidar com altas temperaturas e vice-versa.
Veja
um exemplo:
Se seu
carro requer um óleo 15W40, e você não encontra no posto de gasolina, você
sempre pode optar por um óleo cujo o número anterior seja menor que 15 e o
posterior seja maior que 40.
Porque
fazer isso? Fazendo isso, você garante que o óleo vai suportar baixas
temperaturas sem solidificar-se ou prejudicar a bombealidade.
Geralmente
no manual do proprietário, é mencionada a viscosidade SAE e o tipo de serviço,
ou seja, para qual tipo de motor, se álcool ou gasolina e ou a diesel, na qual
pode vir em uma dessas duas classificações: S ou C.
S: É da palavra
spark, que significa faísca em inglês. Corresponde então ao tipo de
lubrificante que se usa em motores a álcool ou gasolina.
C: É
da palavra Compression, que significa compressão em inglês. É usado então aos
motores diesel.
Confira esses videos:
Os maiores fabricantes de óleo:
1.
Lubrax
2.
Castrol
3.
Shell
Para Caminhões e Veículos Pesados
4.
Petrobras
5.
Esso/Mobil
6.
Ipiranga
Tabelas:
7.
Texaco/Havoline
8. ELF
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