alinhamento e balanceamento
POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Alinhamento
e Balanceamento, Saiba Mais.
Quando passamos ou caimos em buracos ou o pneu bate contra o meio-fio,
ou em qualquer outro obstáculo as rodas podem ficar desalinhadas em relação ao
volante. É fácil de perceber esse problema, segue a dica: se o carro está
puxando para um lado quando o volante está reto, é porque está desalinhado,
sendo necessário fazer o alinhamento.
O Alinhamento:
Alinhamento é feito para reajustar os ângulos das rodas ( Cáster, Cambagem,
Convergência e Divergência) para que todas fiquem paralelas entre si e no mesmo
ângulo que o volante.
Ângulo Cáster:
Cáster: é o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou
para trás (positivo) do pino mestre ou do braço de suporte do eixo com relação
a um plano vertical.
Cambagem:
Cambagem: é determinado pela inclinação da parte superior da
roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical.
Convergência:
Convergência: é o ajuste das rodas direcionadas, de modo que
fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.
Divergência:
Divergência: é a condição contraria a convergência, neste caso as
rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira.
O Balanceamento:
Balanceamento é feito para corrigir o equilíbrio entre as rodas e os pneus,
permitindo que os pneus girem sem causar vibrações.
O desbalanceamento é quando uma roda está carregando mais peso do que o
lado oposto. Para corrigir essa falha, é colocado um peso de chumbo medido na
roda oposta ao que está segurando mais peso, distribuindo o peso total do carro
em todas as rodas.
Quando se deve efetuar o alinhamento e o balanceamento:
– a cada troca de pneus;
– quando os pneus apresentarem
desgaste excessivo na área do ombro;
– quando os pneus apresentarem
desgaste em forma de escamas na banda
de rodagem;
– se um pneu tiver
maior desgaste do que o outro;
– trepidação das rodas dianteiras;
– vibração do carro;
– volante duro;
– carro tende para os lados quando o motorista solta o volante;
– carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
– a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento).
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