alinhamento e balanceamento


POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Alinhamento e Balanceamento, Saiba Mais.

Quando passamos ou caimos em buracos ou o pneu bate contra o meio-fio, ou em qualquer outro obstáculo as rodas podem ficar desalinhadas em relação ao volante. É fácil de perceber esse problema, segue a dica: se o carro está puxando para um lado quando o volante está reto, é porque está desalinhado, sendo necessário fazer o alinhamento.

O Alinhamento:

Alinhamento é feito para reajustar os ângulos das rodas ( Cáster, Cambagem, Convergência e Divergência) para que todas fiquem paralelas entre si e no mesmo ângulo que o volante.



Ângulo Cáster:

Cáster: é o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou do braço de suporte do eixo com relação a um plano vertical.


Cambagem:
Cambagem: é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical.



Convergência:
Convergência: é o ajuste das rodas direcionadas, de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.


Divergência:
Divergência: é a condição contraria a convergência, neste caso as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira.



O Balanceamento:

Balanceamento é feito para corrigir o equilíbrio entre as rodas e os pneus, permitindo que os pneus girem sem causar vibrações.

O desbalanceamento é quando uma roda está carregando mais peso do que o lado oposto. Para corrigir essa falha, é colocado um peso de chumbo medido na roda oposta ao que está segurando mais peso, distribuindo o peso total do carro em todas as rodas.



Quando se deve efetuar o alinhamento e o balanceamento:
– a cada troca de pneus;
– quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro;
– quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas na banda de rodagem;
– se um pneu tiver maior desgaste do que o outro;
– trepidação das rodas dianteiras;
– vibração do carro;
– volante duro;
– carro tende para os lados quando o motorista solta o volante;
– carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
– a cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Óleo Do Meu Carro