CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL
Quais são e quanto
custam os carros elétricos no Brasil?
Até o momento não há um
carro 100% elétrico fabricado no Brasil, mas uma interessante gama é importada.
Enquanto na Europa, China e Estados
Unidos, o carro elétrico já marca presença maciça nas ruas e é tão comum quanto
carros movidos à combustão, no Brasil ainda damos os primeiros passos.
Todos os carros 100% elétricos vendidos
por aqui ainda são importados de países como França, China, Japão, Alemanha e
Estados Unidos, não havendo qualquer marca que atualmente produza um carro
elétrico no país. Confira agora quais são, quanto custam e qual a autonomia dos
carros elétricos vendidos no Brasil.
Com o título de carro elétrico mais barato
do Brasil, o JAC iEV20 também é um dos que mais roda. Segundo a marca chinesa,
são 400 km com carga total no modo Eco. O modelo é também o menor do segmento,
sendo baseado no JAC J2 que tem porte de VW up!, Renault Kwid e Fiat Mobi.
Carro elétrico mais vendido na Europa, o Renault
Zoe é encontrado somente em concessionárias selecionadas pela Renault. Na
Europa já ganhou mudanças visuais e internas, que devem chegar ao Brasil em
breve. Roda até 300 km.
Vendido neste momento somente para
empresas, o CAOA Chery Arrizo 5e desembarcou no Brasil no ano passado e é o
primeiro modelo elétrico da ofensiva que a marca chinesa prepara. Além disso, é
o único sedã 100% elétrico à venda no Brasil. Sua autonomia é de 322 km.
Apesar de ter sido prometido como carro
elétrico mais barato do Brasil, rapidamente o iEV40 subiu de preço e quase bateu
os R$ 200 mil. É derivado do T40, tendo todos os itens que o SUV compacto traz
e espaço interno farto. A autonomia é menor que do iEV20, chegando a 300 km.
Antes de ser ultrapassado pelo Tesla Model
3, o Nissan Leaf era o carro elétrico mais vendido do mundo. Em sua segunda
geração, ele finalmente chegou ao Brasil depois de passar alguns anos em teste
com taxistas e bombeiros. Roda até 385 km com carga completa.
Com estilo minivan e interior futurista, o
Chevrolet Bolt é a grande vitrine de tecnologia da General Motors. Tem uma
das melhores autonomias do mercado brasileiro, empatando com o iEV20 nos 400 km
de autonomia. Será reestilizado ainda neste ano nos Estados Unidos.
Ainda não à venda no Brasil, mas prometido
para até o final do ano, o JAC iEV60 é o único SUV médio de marcas generalistas
com variante totalmente elétrica. Oferece 350 km de autonomia, mas tem motor
mais potente que os modelos elétricos menores da JAC.
Primeiro carro elétrico vendido no Brasil,
o BMW i3 tem estilo exótico que mistura influências de hatches e minivans. Traz
um pequeno motor de moto em algumas versões para ampliar sua autonomia que é de
290 km no modo totalmente elétrico.
Também prometida para até o final de 2020,
a JAC iEV330P é a única picape 100% elétrica a ser oferecida no mercado
brasileiro. Tem porte de S10, Hilux e Amarok, mas sua caçamba é mais longa. Tem
acabamento simples e suspensão rudimentar, mas roda 320 km sem gastar uma gota
de combustível.
Com estilo esportivo, interior sofisticado
e tecnológico, além de ter uma categoria de corrida feita só para ele, o Jaguar
I-Pace é uma das referências quanto a carro elétrico. Tem 470 km de autonomia,
sendo a maior do mercado brasileiro. Na Europa já há mudanças no modelo que o
fazem atingir 518 km com carga completa.
Carro elétrico
mais caro do Brasil, o Audi e-tron também é o primeiro do mercado a abolir o
uso de retrovisores. Vendido em duas versões, o SUV elétrico da Audi tem apenas
uma variante abaixo de meio milhão de reais. Tem autonomia de 436 km e todas as
tecnologias que a Audi traz em seus modelos mais luxuosos.
CRÉDITOS
Comentários
Postar um comentário