conector de diagnóstico

POR: ROGÉRIO FAUSTINO

O que é?
Conector de Diagnósticos Saiba Mais.
Se o motor estiver funcionando e a lâmpada de advertência acender, isso indica que o sistema de injeção detectou alguma falha em seu funcionamento. Se faz necessário um diagnóstico e reparo do sistema do carro de forma rápida e precisa, sem necessidade de abrir o motor.
Para executar esse serviço é necessário um equipamento que é conectado ao terminal de diagnóstico do veículo.
Esse equipamento que faz essa conexão entre o módulo de comando do caro e o equipamento de diagnóstico chamamos de conector de diagnóstico.

Função:

É através deste conector que são feitas as leituras dos defeitos que ficam armazenados na memória do módulo de injeção eletrônica e também outros sistemas do veículo.

Os protocolos:

Após a padronização esse equipamento ficou conhecido como OBD2 (on bord diagnostic- diagnóstico de bordo) que possui 5 protocolos de comunicação: ISO15765-4 (CAN), ISO14230-4 (KPW2000), ISO9141-2, SAE J1850 VPW e SAE J1850 PWM.

SAE J1850 VPW


J1850 PWM

ISO 9141 e KWP2000

REDE CAN





Localização:
Na maioria dos veículos ele se encontra:

Abaixo da coluna de direção (mais comum).


      Que tipos de leituras podemos fazer:

São essas algumas das leituras relaizadas pelo conector de diagnóstico:

O código do chassi;
A velocidade do veículo;
O nível de combustível
Os códigos de erros que eventualmente aconteçam no sistema do veiculo
A posição relativa do pedal do acelerador
O status da ignição do veículo.
Consumo de combustível
Odômetro
Posição do pedal do freio
Marcha
Mistura do combustível
Pressão dos pneus
Além de muitas outras informações.


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