êmbolo ou pistão
POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
O Êmbolo ou Pistão, Saiba
Mais.
O Êmbolo ou pistão é simplesmente um cilindro sólido de metal,
que se move para cima e para baixo no cilindro oco do bloco do motor, também
conhecido como êmbolo.
O pistão tem a
forma de um copo cilíndrico invertido, sua superfície é direcionada para a
câmara de combustão denominada fundo ou cabeça do pistão.
A parte média, chamada de corpo, possuí dois orifícios circulares que
possibilita sua fixação ao pé da biela através de um eixo em aço conhecido
como pino do pistão, eixo do êmbolo ou passador. Sua posição é mantida dentro
do pistão através de
retentores adequados(anéis travas) ou revestido de um material para que este
eixo não se desloque pelo orifício desgastando e deteriorando o cilindro do
motor.
A
cabeça do êmbolo é a região que mais se aquece. Pode ter superfície plana,
côncava ou convexa.
Na
lateral, ficam as canaletas que alojam os anéis, chamada zona de anéis.
Já
na parte inferior, fica a saia que serve de equilíbrio para o êmbolo no seu
movimento de subida e descida.
Em
seu interior, possui um anel chamado de autotérmico, que tem a função de
controlar a dilatação do êmbolo, quando o mesmo se aquece com o funcionamento
do motor.
O êmbolo tem a propriedade
de ser cônico para que, quando for aquecido, se torne cilíndrico e sua lateral
totalmente reta, causando a vedação da mistura ar/combustível.
A função:
O pistão é a parte
do motor que participa do ciclo de funcionamento e inicia o trabalho mecânico a
partir da expansão dos gases queimados, levando força a árvore de manivelas por
intermédio da biela.
Os pistões recebem a explosão do
motor e o movimento deles fazem a árvore de manivelas rodar, entregando então o
torque e aceleração para o veículo se movimentar. A cada movimento de êmbolo é chamado de tempo e corresponde a meia volta da árvore de manivelas.
Pistões
côncavos
Pistões planos
Pistões
convexos
Pistões
côncavos
Amplificam o efeito de indução
gerado pelo sistema de escape e modificam a taxa de compressão da câmara,
porque a concavidade adiciona volume à câmara de combustão.
Pistões planos
São neutros ou convencionais,
tanto na questão de influência no fluxo quanto na variação da taxa de
compressão estática.
Pistões
convexos
Possuem um domo que adentra à
câmara.
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