êmbolo ou pistão

POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
O Êmbolo ou Pistão, Saiba Mais.
O Êmbolo ou pistão é simplesmente um cilindro sólido de metal, que se move para cima e para baixo no cilindro oco do bloco do motor, também conhecido como êmbolo.
O pistão tem a forma de um copo cilíndrico invertido, sua superfície é direcionada para a câmara de combustão denominada fundo ou cabeça do pistão.
A parte média, chamada de corpo, possuí dois orifícios circulares que possibilita sua fixação ao pé da biela através de um eixo em aço conhecido como pino do pistão, eixo do êmbolo ou passador. Sua posição é mantida dentro do pistão através de retentores adequados(anéis travas) ou revestido de um material para que este eixo não se desloque pelo orifício desgastando e deteriorando o cilindro do motor.
A cabeça do êmbolo é a região que mais se aquece. Pode ter superfície plana, côncava ou convexa.
Na lateral, ficam as canaletas que alojam os anéis, chamada zona de anéis.
Já na parte inferior, fica a saia que serve de equilíbrio para o êmbolo no seu movimento de subida e descida.
Em seu interior, possui um anel chamado de autotérmico, que tem a função de controlar a dilatação do êmbolo, quando o mesmo se aquece com o funcionamento do motor.

O êmbolo tem a propriedade de ser cônico para que, quando for aquecido, se torne cilíndrico e sua lateral totalmente reta, causando a vedação da mistura  ar/combustível.

A função:
O pistão é a parte do motor que participa do ciclo de funcionamento e inicia o trabalho mecânico a partir da expansão dos gases queimados, levando força a árvore de manivelas por intermédio da biela.


Os pistões recebem a explosão do motor e o movimento deles fazem a árvore de manivelas rodar, entregando então o torque e aceleração para o veículo se movimentar. A cada movimento de êmbolo é chamado de tempo e corresponde a meia volta da árvore de manivelas.


Quais são os tipos?

    Pistões côncavos




Amplificam o efeito de indução gerado pelo sistema de escape e modificam a taxa de compressão da câmara, porque a concavidade adiciona volume à câmara de combustão.

      Pistões planos

São neutros ou convencionais, tanto na questão de influência no fluxo quanto na variação da taxa de compressão estática.

   Pistões convexos

Possuem um domo que adentra à câmara.




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