freio


POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Freio, Saiba Mais.
Função:
A função do freio como o próprio nome diz é exatamente fazer com que o veículo pare.
Funcionamento:
Funciona por meio da conversão de pressão mecânica em hidráulica. Isso ocorre por meio de um circuito fechado de fluido de freio que vai desde o cilindro mestre, ligado ao servo freio e pedal de frenagem, até os cilindros ou pinças hidráulicas ligadas às rodas.

Tipos de Freio:

Freio a tambor, Saiba Mais.

Pistões hidráulicos (peças cilíndricas que se expandem) são acionados pelo pedal, expandindo-se com a transmissão do fluido e empurrando sapatas (placas de fricção) contra o tambor (lateral da roda).

Freio a Disco, Saiba Mais.
Freio a disco é um tipo de freio que um disco gira juntamente com a roda e por meio de um conjunto estático chamado pinça, as pastilhas de freio são precionadas contra os dois lados do disco fazendo com que o mesmo pare. A verificação delas deve ser constante para que não falhem quando mais precisar.

Freio ABS, Saiba Mais.
O freio ABS, na verdade, é uma sigla em inglês, “Antilock Braking System”, que traduzido para o português significa “Sistema de Freio Antitravamento”.
Se baseia em um conceito simples, com sensores em cada roda controlando sua rotação. Atingindo seu limite de rotação, os pneus podem não parar mesmo com a pressão máxima de frenagem. Assim, a roda trava.

Freio pneumático, Saiba Mais.


Conhecido como freio a ar, esse tipo é mais adotado em frotas pesadas.


Funciona assim: o ar comprimido é enviado para um regulador, que tem a tarefa de regular a pressão com que os freios trabalham. Por meio de dutos, o ar é direcionado para os freios traseiros e dianteiros. Há ainda outros dutos que entregam ar para demais componentes do veículo. Eles funcionam de forma autônoma e em caso de emergência, já que a prioridade é sempre do sistema de freios.

Freio de estacionamento, Saiba Mais.


Os freios de estacionamento são mais conhecidos como freios de mão, nome que vem do fato de serem acionados manualmente, por meio de uma alavanca. Sua principal função é servir como sistema complementar de freios nos veículos a motor, garantindo que fiquem completamente parados enquanto não estão sendo usados.

O sistema é formado por um cabo de aço que, quando puxado por meio da alavanca, pressiona os freios contra as rodas, mantendo-as travadas.



O melhor freio.


A diferença entre o freio ABS e o freio a disco está no modo que ocorre o bombeamento do fluido das pastilhas. O freio a disco, por exemplo, trava as rodas do carro completamente no momento em que é acionado, podendo causar a derrapagem do carro e provocar acidentes com maior facilidade. Já o freio ABS tem um sistema em que o carro não para por completo, e sim aos poucos.
Por suas características técnicas, o freio ABS sai à frente.

As Pastilhas do Freio essencial na frenagem.

Para se ter uma boa frenagem além dos tambores, é essencial se ter pastilhas de qualidade e em bom estado de conservação, afinal, são elas que suportam o atrito com os discos de freio e permitem a redução da velocidade.
Localizadas atrás das rodas do automóvel, as pastilhas são discos planos que friccionam o rotor do freio e fazem as rodas diminuírem a velocidade até pararem. 

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