injeção direta ou indireta
POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Injeção direta ou indireta, Saiba Mais.
Injeção direta ou indireta - Qual a
diferença?
A Evolução:
Primeiro, tivemos o carburador.
Ele foi o principal componente do sistema de alimentação do motor, gerindo
a mistura ar-combustível nas proporções necessárias ao bom funcionamento da
mecânica. Mas se tornou obsoleto, principalmente por não conseguir corresponder
às cada vez mais restritivas normas antipoluição.
Veio então a injeção eletrônica, que
jogava o combustível no coletor de admissão por meio de um único bico ou pelo
sistema multiponto. Era, por isso, chamada de indireta.
Estes sistemas deram cartas até
hoje, altura em que os evoluídos motores com injeção direta parecem querer
assumir definitivamente este território enquanto o motor a combustão continuar
vivo.
Só que muita gente se pergunta o que
é a injeção direta. E esse texto pretende explicar a questão.
Diferenças entre um motor de injeção
direta e indireta?
O sistema de injeção indireta tem a vantagem de ser uma solução mais
simples. É extremamente eficiente e apresenta níveis de confiabilidade
elevadíssimos, mas não é tão eficiente na administração do consumo quanto os
motores de injeção direta.
A grande diferença entre ambos está,
basicamente, no ponto onde ocorre a referida injeção do combustível. No esquema de injeção indireta, como já
dissemos, a injeção do combustível ocorre
ainda no coletor de admissão, fora do cilindro.
No sistema direto, o combustível
é injetado diretamente no interior da câmara de combustão, permitindo uma
queima mais eficiente. E, com isso, um desempenho mais convincente, com menor
desperdício. Ou seja, nos sistemas de injeção direta não há uma mistura prévia
do ar e do combustível. O ar entra por meio dos coletores de admissão
enquanto o combustível é adicionado com precisão cirúrgica pelos injetores.
A posição do injetor permite uma
otimização do chamado “spray” de combustível, que resulta numa combustão mais
completa, gerando mais potência que nos outros sistemas de injeção para o mesmo
consumo.
Qual o melhor sistema?
Qual o melhor sistema?
Como em tudo, também há
desvantagens na democratização desta tecnologia. Desde logo, todas as que estão
associadas à sua maior complexidade.
Um sistema de injeção direta é
sempre mais custoso de produzir, mais dispendioso de manter e, tecnicamente, a
sua manutenção também é mais exigente. Contudo, as vantagens são claramente
mais importantes. E não se esgotam no aumento de eficiência do automóvel, com
benefício para o consumo.
Fazendo a injeção diretamente no
compartimento, no momento exato, na quantidade certa, evitando perdas e
mantendo a qualidade da explosão da mistura, a utilização da injeção direta
permite o melhor aproveitamento da energia disponível, com ganhos de potência
que rondam os 5%.
Assista ao video abaixo:
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