junta do cabeçote
POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Junta do Cabeçote, Saiba Mais.
As câmaras de combustão precisam ser hermeticamente
fechadas para não haver perda de compressão. É por isso que existe uma junta de
vedação, instalada entre o cabeçote e o bloco e as principais partes do motor.
A junta do cabeçote é uma peça para vedar as
partes principais do motor o bloco e o
cabeçote, um cilindro para o outro, os dutos de óleo e água para que não se misturem.
Composição:
Tempos atrás as juntas eram formadas
por um papel grosso passado com óleo grafitado. Depois passou a ser fabricada de duas folhas de cobre contendo amianto
recebendo reforços metálicos para resistir a altas temperaturas e pressões
causadas pela combustão da mistura. Com a proibição do amianto nos motores modernos atualmente esta
junta é toda metálica, com acréscimo de cobre ou de múltiplas folhas de aço para
vedar ainda mais os aumentos de compressão nestes motores.
Função:
A junta do cabeçote tem as funções de vedação,
fazendo a união das partes metálicas, ou
seja, sua função é selar todos os gases quentes produzidos durante uma combustão,
manter o óleo, o líquido de arrefecimento e os cilindros bem separados, para
que não haja nenhum tipo de contaminação que comprometa o funcionamento perfeito
do motor.
Junta queimada:
Como saber:
Se temos fumaça
em excesso saindo do escapamento, verifique;
1-Fumaça
branca, não se desespere, pois pode ser só a água em condensação normal.
2-Fumaça preta e se continuar saindo, mesmo depois de o motor esquentar,
isso é porque o óleo e a água podem estar vazando para a câmara de combustão.
3-Perda de potência do motor, isso porque junta queimada, a compressão
nos cilindros fica comprometida, o que deixa o motor fraco.
4-Óleo na tampa do reservatório tem ficado mais aguado e com a cor mais
clara, é um forte indício de que houve mistura entre o óleo e o líquido
de arrefecimento.
Teste para Junta:
Como se antecipar para saber se a junta
do cabeçote está queimada?
Você sabia que há um testador de
vazamento de combustão? A ferramenta é muito útil e ajuda a identificar os
gases de escape de líquido de arrefecimento. O teste é simples. Basta colocar o
testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso
inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele
ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.
SE VOCE FEZ O TESTE E O PROBLEMA FOI DETECTADO?
ENTÃO, NÃO DEMORE, TROQUE LOGO A JUNTA DO CABEÇOTE E EVITE UM GRANDE GASTO!
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