junta do cabeçote


POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Junta do Cabeçote, Saiba Mais.
As câmaras de combustão precisam ser hermeticamente fechadas para não haver perda de compressão. É por isso que existe uma junta de vedação, instalada entre o cabeçote e o bloco e as principais partes do motor.



A junta do cabeçote é uma peça para vedar as partes principais do motor  o bloco e o cabeçote, um cilindro para o outro, os dutos de óleo e água para que não se misturem.

Composição:

Tempos atrás as juntas eram formadas por um papel grosso passado com óleo grafitado. Depois passou a ser  fabricada de duas folhas de cobre contendo amianto recebendo reforços metálicos para resistir a altas temperaturas e pressões causadas pela combustão da mistura. Com a proibição do amianto nos motores modernos atualmente esta junta é toda metálica,  com acréscimo de cobre ou de múltiplas folhas de aço para vedar ainda mais os aumentos de compressão nestes motores.

Função:

A junta do cabeçote tem as funções de vedação, fazendo a união das partes metálicas, ou seja, sua função é selar todos os gases quentes produzidos durante uma combustão, manter o óleo, o líquido de arrefecimento e os cilindros bem separados, para que não haja nenhum tipo de contaminação que comprometa o funcionamento perfeito do motor.

Junta queimada:
Como saber:

Se temos fumaça em excesso saindo do escapamento, verifique;

1-Fumaça branca, não se desespere, pois pode ser só a água em condensação normal.

2-Fumaça preta e se continuar saindo, mesmo depois de o motor esquentar, isso é porque o óleo e a água podem estar vazando para a câmara de combustão.

3-Perda de potência do motor, isso porque junta queimada, a compressão nos cilindros fica comprometida, o que deixa o motor fraco.

4-Óleo na tampa do reservatório tem ficado mais aguado e com a cor mais clara, é um forte indício de que houve mistura entre o óleo e o líquido de arrefecimento.

Teste para Junta:

Como se antecipar para saber se a junta do cabeçote está queimada?

Você sabia que há um testador de vazamento de combustão? A ferramenta é muito útil e ajuda a identificar os gases de escape de líquido de arrefecimento. O teste é simples. Basta colocar o testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.

SE VOCE FEZ O TESTE E O PROBLEMA FOI DETECTADO? ENTÃO, NÃO DEMORE, TROQUE LOGO A JUNTA DO CABEÇOTE E EVITE UM GRANDE GASTO!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Óleo Do Meu Carro