motor de combustão interna
POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Motor de quatro tempo a gasolina e a álcool, Saiba Mais.
É um
motor de combustão interna que obedece a 4 ciclos ou fases (ciclo otto);
admissão, compressão, combustão ou explosão e escape. Esses motores utilizam combustível de baixa volatilidade, como gasolina e o álcool. Para ignição necessitam de centelha produzida pelo sistema elétrico.
Os tempos:
1°
tempo:
Entrada
da mistura ar/combustível
2°
tempo:
Compressão
da mistura ar/combustível
A válvula de admissão fecha-se, e a de escape permanece fechada, o pistão sobe e começa a aumentar a compressão do gás contido na câmara. No segundo tempo, o virabrequim dá 360º e o eixo de cames dá 180º, e ambas as válvulas estão fechadas.
3°
tempo:
Combustão
da mistura ar/combustível
As válvulas continuam fechadas. O gás atingiu a pressão máxima, a faísca na vela de ignição pula, fazendo com que a mistura se acend. Neste momento, a cambota é de 180º enquanto o eixo de cames é de 240º, ambas as válvulas continuam fechadas e o curso está descendo.
4°
tempo:
Escape
dos gases
A válvula de admissão fica fechada e a de escapamento se abre, xpelindo os gases resultantes da combustão. Neste momento, a virabrequim é de 360º e a árvore de cames é de 180º e seu curso está subindo.
No final do curso superior,
a válvula de escape fecha-se e a válvula de admissão abre, recomeça o ciclo.
Neste funcionamento podemos esclarecer que os tempos praticamente nunca acontecem ao mesmo tempo em dois cilindros, ou seja, no mesmo momento nunca teremos, em cilindros diferentes, dois tempos iguais.
Neste funcionamento podemos esclarecer que os tempos praticamente nunca acontecem ao mesmo tempo em dois cilindros, ou seja, no mesmo momento nunca teremos, em cilindros diferentes, dois tempos iguais.
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