motor de combustão interna


POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Motor  de quatro tempo a gasolina e a álcool, Saiba Mais.

É um motor de combustão interna que obedece a 4 ciclos ou fases (ciclo otto); admissão, compressão, combustão ou explosão e escape. Esses motores utilizam combustível de baixa volatilidade, como gasolina e o álcool. Para ignição necessitam de centelha produzida pelo sistema elétrico.

Os tempos:

1° tempo:
Entrada da mistura ar/combustível

A válvula de escape permanece fechada, enquanto a válvula de admissão está aberta aspirando a mistura. Na primeir tempo, o eixo de manivela dá 180º e o eixo de cames dá 90º e a válvula de admissão está aberta e o curso está descendo.

2° tempo:
Compressão da mistura ar/combustível

A válvula de admissão fecha-se, e a de escape permanece fechada, o pistão sobe e começa a aumentar a compressão do gás contido na câmara. No segundo tempo, o virabrequim dá 360º e o eixo de cames dá 180º, e ambas as válvulas estão fechadas.

3° tempo:
Combustão da mistura ar/combustível

As válvulas continuam fechadas. O gás atingiu a pressão máxima, a faísca na vela de ignição pula, fazendo com que a mistura se acend. Neste momento, a cambota é de 180º enquanto o eixo de cames é de 240º, ambas as válvulas continuam fechadas e o curso está descendo.

4° tempo:
Escape dos gases

A válvula de admissão fica fechada e a de escapamento se abre, xpelindo os gases resultantes da combustão. Neste momento, a virabrequim é de 360º e a árvore de cames é de 180º e seu curso está subindo.

No final do curso superior, a válvula de escape fecha-se e a válvula de admissão abre, recomeça o ciclo
Neste funcionamento podemos esclarecer que os tempos praticamente nunca acontecem ao mesmo tempo em dois cilindros, ou seja, no mesmo momento nunca teremos, em cilindros diferentes, dois tempos iguais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Óleo Do Meu Carro