sonda lambda
POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Sonda lambda ou Sensor de Oxigênio, Saiba Mais.
Nomes dados ao
sensor de oxigênio:
Sonda lambda,
sensor lambda e sensor de oxigênio.
Função:
Os sensores lambda tem como
função detectar o teor de oxigênio nos gases da descarga em
comparação ao oxigênio no ar de amostragem que fica dentro do sensor e informar
a central (U.C.E) em forma de sinal elétrico para que a mesma possa fazer os
cálculos estequiométricos.
Entenda o Fator Lambda ( λ ):
Para entendermos o
funcionamento dos sensores de oxigênio primeiramente
temos que conhecer o fator lambda (λ).
Neste caso a letra grega
lambda (λ) corresponde a razão de equivalência na relação ar-combustível real
entre a relação considerada ideal ou estequiométrica para uma mistura.
Lambda (λ)= relação real – ar/combustível
relação ideal – ar/combustível
Relação Ar/Combustível ideal:
§
Gasolina:
14,7:1 ( 14,7 partes de ar para 01 parte de gasolina)
§
Álcool:
9,0:1 ( 9,0 partes de ar para 01 parte de álcool)
§
Diesel:
15,2:1 ( 15,2 partes de ar para 01 parte de Disel)
Dessa forma podemos concluir que quando uma
mistura tem mais ar do que o especificado na tabela acima dizemos
que λ >1 ou que a mistura esta Pobre. Já quando a quantidade de ar
esta abaixo da especificada dizemos que λ<1 ou que a mistura esta Rica.
Funcionamento do sensor de
oxigênio:
Composição:
Os sensores lambda trazem em
sua composição um componente muito importante que é: dióxido de zircônio, este
material quando atinge uma temperatura superior a 300°C se transforma em um
condutor de íons de oxigênio. Com o auxilio deste componente a sonda consegue
identificar por meio de uma variação de tensão a quantidade de oxigênio
presente nos gases de escape. Esta tensão que pode ser medida em milvolts
varia de 0 a 800mv e é enviada para unidade de comando para que seja feito os
cálculos usando como base o fator lambda.
Localização do Sensor
Lambda:
Por funcionar com perfeição somete acima de
300°C, geralmente este dispositivo é fixado na descarga o mais próximo do motor
possível e obrigatoriamente esta peça deve receber os gases
provenientes de todos os cilindro para que a leitura seja a melhor. A sonda de
4 fios por sua vez pode esta localizada até mesmo próxima do catalizador pois a
mesma possui uma resistência de aquecimento para que atinja os 300°c
necessários, dispensando assim a necessidade de ficar próximo do motor.
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