TIPOS DE TRANSMISSÃO
Conheça os 5
tipos de transmissões existentes
Ricardo de Oliveira
Ela existe para
converter a força do motor em movimento para os veículos.
A caixa de transmissão é um dos itens
mais importantes de um automóvel e –
dependendo da aplicação – é bastante valorizada pelos fabricantes.
Geralmente, os tipos mais utilizados
de transmissão para automóveis são: mecânica e automática.
Mas existem outros tipos, tais como
automatizada e automatizada de dupla embreagem, por exemplo.
Índice
1-Mecânica ou manual
2-Automatizada, semiautomático ou
sequencial
3-Automático
4-CVT
5-Automatizada de dupla embreagem
Mecânica ou manual
A caixa de transmissão mecânica ou
manual, como geralmente é chamada, está presente na maioria dos automóveis,
especialmente no Brasil. Por ser mais simples e barata, ela é a opção de muitos
consumidores.
Também é ainda um item desejado em
carros esportivos, onde o condutor pode explorar ao máximo a performance do
veículo.
É a única que exige um pedal para
acionamento da embreagem. No entanto, existem versões equipadas com
dispositivos automáticos de embreagem, como o recente eClutch da Bosch, por
exemplo.
Automatizada, semiautomático ou
sequencial
Alguns carros possuem o sistema
automatizado ou semiautomático de troca de marchas, a fim de reduzir custos ou
porque o projeto não contempla um câmbio automático, mas também é utilizado em
carros esportivos.
Trata-se da mesma caixa mecânica
anterior, mas com dispositivo eletromecânico que aciona a embreagem e ainda faz
as trocas de modo automático. O tempo de resposta nas mudanças de marcha varia
de acordo com a tecnologia empregada.
A transmissão mecânica pode ser
também do tipo sequencial, geralmente usada em motocicletas, superesportivos ou
veículos pesados, estes últimos com acionamento eletropneumático. Oferecem
melhor tempo de resposta nas mudanças de marchas, já que não se é necessário
encontrar a posição de cada velocidade ao engatar.
Automático
Automático ou hidramático é o tipo de
transmissão que muitos consumidores escolhem por oferecer maior conforto ao
dirigir. O dispositivo utiliza conversor de torque para transferir a força do
motor para as rodas e um sistema (eletro) hidráulico aciona as engrenagens
planetárias, sempre conectadas entre si.
Atualmente a versão com maior número
de marchas é fabricada pela ZF e tem 9 velocidades. Pode ter mudanças de
marchas sequenciais.
CVT
Muito popular no Japão, onde é
praticamente um item obrigatório nos famosos kei car, a transmissão CVT é outro
tipo de caixa automática. Ela não utiliza engrenagens em um eixo como a
anterior, mas uma correia de aço e duas polias, que alteram seu diâmetro.
Assim, o dispositivo oferece uma
variação contínua de velocidades, tornando infinitas as marchas.
O rodar suave e a economia são os
pontos altos. O efeito linear de aceleração pode não ser aceito por muitos
condutores, por isso alguns fabricantes criam marchas “virtuais” até com
mudanças sequenciais para criar um efeito similar ao da transmissão automática
comum.
Automatizada de dupla embreagem
É a sensação do momento em
automóveis. Essa caixa de transmissão é semelhante em aspecto ao câmbio manual,
mas possui dois eixos de engrenagens no lugar de um.
Além disso, possui duas embreagens
(interna e externa), que permitem trocas de marchas quase sem perda de giro do
motor, tornando não só as mudanças mais suaves, mas ampliando o desempenho do
veículo.
Ela geralmente é mais rápida que um
câmbio manual. Totalmente controlada por computador, permite vários modos de
condução, assim como em outros câmbios com assistência eletrônica.
Existem outros projetos de câmbios
para automóveis, tal como um que contempla o uso de motor elétrico para
acionamento as marchas, bem como para tracionar, manter a velocidade, servir de
freio-motor e regenerador de energia.
O dispositivo deverá ser usado em
carros híbridos. Enfim, esses são os tipos mais comuns de transmissão usados
pelos carros atualmente.
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