válvulas de admissão e escape
POR: ROGÉRIO FAUSTINO
O que é?
Válvula de Admissão e Escape, Saiba Mais.
As válvulas de admissão permitem uma mistura
de ar e combustível nos cilindros do motor. Durante a fase de compressão, as
velas de ignição da válvula de admissão se inflamam a misturam o ar e o combustível,
criando uma força que impulsiona o carro para fazê-lo entrar em movimento.
As válvulas de escape permitem a saida dos
gases de dentro dos cilindros.
Função:
Duas válvulas são utilizadas em cada cilindro
do motor do carro, admissáo e escape.
A principal função da válvula de admissão é
abrir e fechar permitindo a passagem certa de mistura ar / combustível para
dentro da camara de combustão.
A segunda válvula no cilindro é conhecida
como uma válvula de escape e como o próprio nome já diz tem como função deixar
sai os gases de dentro dos cilindros.
Assim temos:
·
as
válvulas de admissão que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do
motor.
A cabeça da válvula de
admissão possui um diâmetro menor que a de escapamento para facilitar a entrada
da mistura no cilindro.
As
válvulas de admissão podem chegar a 250° em suas cabeças e 100° em suas hastes.
·
as
válvulas de escape que permitem a saída dos gases após a explosão.
As
válvulas de escape chegam a 750° na
cabeça e 400° nas hastes.
Foram
criadas válvulas de escape ocas contendo sódio em seu interior afim de que o
calor se dissipe mais rápido quando o sódio se funde a 100°.
Dispositivos
de montagem:
As
válvulas funcionam fazendo movimentos retilíneos alternados. Por esta razão,
são montados em seus alojamentos com dispositivos que, além de aprisionálas, lhes
permitem tais movimentos.
Estes
dispositivos são:
A
mola serve para retornar a válvula, enquanto o prato centraliza a válvula na
mola e as chavetas travam o conjunto, para que o movimento aconteça
normalmente.
Veja abaixo uma ilustração defuncionamento
das válvulas de admissão e escape de um motor.
Comentários
Postar um comentário